quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Igualdade Racial

Igualdade Racial ou Branqueamento?
A política de branqueamento foi determinante para a propagação do racismo no Brasil, sendo assim, foram geradas ideologias e estereótipos de superioridades e inferioridade raciais.
Nesse sentido, objetivo era erradicar os negros do Brasil com essa política através do processo de miscigenação, com isso, a raça negra seria substituída pelo processo de branqueamento.
No século XXI, achamos que a ideologia do branqueamento acabou, Entretanto, estamos enganados, por exemplo, os problemas socias estão na maioria nos negros e a mídia brasileira possuem ainda um modelo europeu estigmatizado como a raça mais avançada. No Brasil, a televisão e o cinema, usam o branco como modelo de beleza mais elegante.
Se você ligar a televisão só vai enxergar Brancos com os papéis principais, onde ficam os negros?Ah! Os negros estão na TV como empregados ou com falas curtas. Por outro lado, estamos percebendo que os afros descendentes estão conseguindo aos poucos seu espaço na mídia.

Igualdade Racial na GLOBO?

A Favorita - (57 atores)54 brancos (as)
3 negros (as)

Três Irmãs - (54 atores)50 brancos (as)
4 negros (as)

Negócio da China - (49 atores)46 brancos (as)
3 negros (as)

Indicação de livro e filme:
A Negação do Brasil, autor Joel Zito de Araújo relata que a história real dos negros e de seu papel ativo nos fatos da História do Brasil são normalmente ocultado e manipulado na televisão e no cinema.


Fontes:
A Simples Rap’ortagem
Revista Viração

Nenhum comentário:

Postar um comentário